Sobre o projeto

Depois de um tempo trabalhando na indústria, voltei a trabalhar no meio acadêmico. Isso me proporcionou o contato com pessoas desse meio também, seja alunos de graduação ou dos programas de mestrado e doutorado, e também professores e pesquisadores.

Bom, mas e o que isso tem a ver com esse projeto?

No dia a dia usamos de gráficos e imagens para expressar e/ou verificar resultados de trabalhos. Gráficos e dados acabam sendo uma ferramenta de trabalho que permite explicar, de forma muito mais sucinta e clara, o conteúdo de um trabalho. E é quando precisamos faz uso desse recurso que surgem as dúvidas e dificuldades. Diariamente vejo pessoas "quebrando a cabeça" pra conseguir fazer um gráfico, sendo que algumas vezes nem conseguem. Acaba sendo bem comum muita gente "quebrando a cabeça" com coisas que deveriam ser simples.

Não só o Químico, mas outros profissionais também, tem o conhecimento e sabem porque devem fazer uma análise estatística, regressão, curva analítica, etc. E na hora que ficam na frente do computador é que surgem as dúvidas. Normalmente partem para os softwares mais simples como Excel, ou outros já partem para softwares de estatística, como por exemplo o ORIGIN da OriginLab, STATISTICA da Statsoft ou MATLAB.

É nesse intuito que criei esse blog pessoal para compartilhar o meu conhecimento, que ainda é bem básico, afim de ajudar quem precisa de uma forma simples e acessível a todos. E o mesmo tempo poder aprender coisas novas e um pouco mais sobre que já sei. Além de possibilitar que eu mostre um pouco do meu mundo e do que penso.

A princípio, o blog procuro explorar mais a utilização softwares e materiais gratuitos que possam ser úteis no nosso meio acadêmico. Mostrando com exemplos práticos e mais próximos das situações reais o uso de ferramentas que podem facilitar, e muito, nosso trabalho.

O blog (uso a plataforma gratuita do blogger), não é monetizado, portanto não ganho nada por postar material aqui. Mas se você quiser me ajudar de alguma forma (doações, patrocínio, publicidade/anúncios ou como puder) fique a vontade para entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário