09/12/2015

Sorteio aleatório

Um recurso bastante interessante que o R nos permite, é fazer um sorteio randômico (aleatório) em um determinado conjunto numérico. Pode parecer um função não muito útil, mas com ela podemos simular sorteios de jogos do tipo loteria ou bingo, como farei abaixo.

Para exemplificar como funciona o sorteio, utilizarei um modelo similar a uma loteria. Temos que os números que pode ser sorteados vão de 1 a 60, então criaremos um conjunto com esses números que será chamado de a:

> a<-1:60

Em seguida basta utilizar o comando sample para sortear algum elemento que está contido no conjunto a. O argumento do comando sample também pede a quantidade de sorteios que irá fazer, no nosso caso irei realizar 6 sorteios, ou seja, irei sortear seis elementos que estão no conjunto a.

> sample(a,6)

Como resultado teremos 6 números aleatórios.

Pode ser interessante também simular um sorteio onde depois de sorteado um número ele seja recolado no conjunto para que depois seja sorteado o próximo, então basta acrescentar o argumento replace=TRUE. Na pratica, isso permitirá que o mesmo elemento possa ser sorteado outra vez.

> sample(a,6,replace=TRUE)

Caso queria repetir o sorteio varias vezes, devemos utilizar o comando replicate, que no começo deverá informar o número de replicatas serão feitas e em seguida o comando sample. No exemplo abaixo irei repetir 10 vezes.

> sorteios<-replicate(10, sample(a,6))

Para ver o resultado basta entrar com o nome dados ao conjunto de replicatas.

> sorteios

Uma forma melhor de visualizar melhor o resultado das replicatas como um todo é gerando um histograma dos sorteios mostrará a distribuição de frequências dos números sorteados.

> hist(sorteios)

04/08/2015

Primeiro contato com o RStudio

Ao abrirmos o RStudio pela primeira vez veremos o software de seguinte maneira:


Uma janela composta por uma barra de ferramentas na parte superior e três abas de workspace, onde o Console é a aba principal e as outras são ferramentas do RStudio que facilitam o trabalho.

Console: é onde iremos nos comunicar com o R através da entrada de comandos e saídas de resultados. Pra quem usa somente o R, sem a interface do RStudio, aparecerá somente a janela do console.

Enviroment: ambiente que exibe as variáveis e dados carregados pelo R.
History: mostra o histórico de todos comandos executados. O histórico pode ser limpo quando quiser, basta apenas clicar em clear (ícone de vassoura).

Plots: onde serão exibidos o resultados gráficos, e com as opções para exportar.
Packages: exibe a biblioteca de pacotes e a opção para carregar ou instalar/atualizar.

Caso esteja com algum script aberto aparecerá a aba do script acima do console.


05/07/2015

Baixar e instalar o R e RStudio

No Windows, no meu caso Windows 7, podemos baixar o RStudio e ao instalá-lo ele irá direcionar para a instação do R ou podemos instalar o R primeiro e depois a interface mais "amigável" que é o RStudio.

Aqui primeiramente vamos instalar o R, pois ele é o software principal, ficando a critério do usuário instalar ou não o RStudio.

Para baixar o exe de instalação do R basta acessar o site oficial do R, que é:


Logo na página inicial no Getting Start irá aparecer um link para fazer o download. Então basta clicar em download R.

Em seguida abrirá a página CRAN Mirrons, basta procurar por Brazil e escolher um dos servidores nacionais.

Em seguida basta escolher a versão correspondente ao ser sistema operacional.

No meu caso escolhi a versão para Windows. Como essa é a primeira vez que instalamos o software, clicamos em instal R for the first time.

E finalmente irá aparecer o link para download do arquivo executável para instalar o R. Basta clicar em Donwload R (versão) for Windows que o download do arquivo começará.

Depois de terminar o download basta clicar no executável e ir clicando em avançar (ou next) e aguardar a instalação se completar.

O RStudio é ainda mais fácil de baixar que o R, basta acessar o site oficial:

E procurar por download RStudio, que será direcionado para as páginas onde conseguirá baixar o executável. O processo de instalar é bem simples também, basta clicar no exe e clicar em avançar, de maneira similar ao R.