Também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou diagrama (gráfico) espinha de peixe. Como o próprio nome diz, ele é um infográfico que listas as causas ou possíveis causas para um dado efeito, representando as relações por meio de setas. O formato fica similar a uma espinha de peixe, daí vem o apelido espinha de peixe (fishbone diagram); talvez tenha essa forma por ter sido criado por um japonês, Kaoru Ishikawa, que era engenheiro químico que trabalhou e desenvolveu ferramentas relacionadas ao controle de qualidade.
A finalidade desse diagrama é organizar o raciocínio sobre informações que podem estar relacionada a um determinado efeito, seja ele positivo ou problemático. Esse gráfico é muito comum nas áreas industriais e seu uso abrange normalmente as metodologias de Garantia e Controle de Qualidade.
Tendo em mente as informações que se deseja abordar, o diagrama pode ser montado. Por exemplo, desejamos montar um diagrama de causa e efeito para um café que tomamos diariamente em nosso local de trabalho. Depois de um Brainstorming (como já dizia um professor da graduação: "toró de palpites" ou chuva de ideias), já sabemos o queremos no gráfico, nessa hora que o R entra, pois sua versatilidade é possível construir o diagrama de maneira fácil e em formato bem apresentável.
Há varias maneiras de fazer o gráfico, aqui apresentarei uma utilizando o pacote qcc e outra pelo pacote SixSigma.
Utilizando o pacote qcc, temos o seguinte comando geral:
# Instale e/ou carregue o package qcc
> cause.and.effect(cause = list(Causa1=c("A","B", "C"), Causa2=c("A","B","C"), Causa3=c("A","B","C")), effect = "Efeito", title = "Titulo")
O script abaixo foi feito para o nosso exemplo do café.
Pelo pacote SixSigma também é possível fazer o gráfico, o resultado visual fica um pouco diferente e o código é um pouco mais complicado, embora a lógica seja a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário