25/10/2016

Epígrafe

Normalmente é um título ou uma frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra.

Nos textos acadêmicos (monografia, dissertação ou tese) a epígrafe é um elemento pré textual opcional, e é apresentada em uma página exclusiva para ela. Alguns autores nem fazem uso deste elemento, por causa de ser opcional, mas se for adicioná-lo no seu texto, use-o a seu favor.

 Mesmo sendo algo mais pessoal e de total liberdade de expressão, use uma epígrafe que valorize ou engrandeça o seu trabalho, ou pelo menos relacione de alguma forma com seu trabalho. Por exemplo, um físico citar uma música do É o Tchan na epígrafe não tem sentido, já uma frase do Einstein seria mais condizente. Já para alguém que estuda artes, faz sentido usar trecho de música na epígrafe.

Com relação a forma que é apresentada é bem simples, embora cada autor faz de um jeito diferente mas sem desobedecer a norma da ABNT. Recomenda-se que a formatação da página da epígrafe seja feita sem o título no   topo e o texto no final da folha com fonte tamanho 12, recuo de 7,5 cm , espaço de 1,5 entre linhas e justificado. O texto deve vir entre aspas, alguns autores até utilizam em itálico, já o nome do autor deve vir alinhado à direita e entre parênteses.

Observe no caso abaixo, um exemplo de epígrafe bem apresentada e formatada de maneira adequada, só que ao invés de negrito, o nomes deveriam estar entre parênteses. Note que o autor utilizou de duas frases na epígrafe, a norma ABNT não limita isso, fica a critério do autor. Entretanto o tema do trabalho estava relacionado a fungos e biodiesel, o que acabou deixando a epígrafe como algo avulso e sem importância, não deixando transparecer a motivação do autor e do trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário